Como tudo começou...

Santo Antônio já não é a mesma cidade, em especial a Cidade Alta e sua Av. Borges de Medeiros. A transformação é significativa e começou mais ou menos ao final do mês de março com o projeto das tintas Coral Tudo de Cor para Santo Antônio que se preparava para as primeiras pinceladas no casario histórico da Av. Borges de Medeiros.
Foi nessa época que falando com minha amiga Danúbia Bühler levantei a possibilidade de integrarmos dois projetos – o Tudo de Cor para Santo Antônio e o Chimacão (organizado pelo Grupo de Protetores Voluntários), visto que todas as atenções estariam voltadas para a Cidade Alta e que assim a comunidade poderia conhecer e participar de dois projetos com papel fundamental do voluntariado. Da mesma forma, falei com o Grupo de Protetores Voluntários e logo todos toparam.
Contudo, a mente criativa da Danúbia não parou por ai e então, em uma segunda-feira, ela me liga com a seguinte proposta: durante o projeto Tudo de Cor para Santo Antônio teremos nove domingos e em cada um deles podemos promover algo, além do Chimacão, como apresentações de dança, música, exposição de artesanatos, etc. Você aceita coordenar essa “coisa” toda? Aceito o desafio, levamos o assunto para nossa reunião das quartas-feiras, onde o nosso Clube da Luluzinha, recheado de cabeças pensantes, se reúne para divagar sobre os mais diversos assuntos e todas, de pronto, abraçaram a idéia.
Assim nasceu as “Amigas da Vila” e o projeto, batizado por Renata Laguna, “Baú da Borges”.  Foi tudo muito rápido. Em menos de dez dias idealizamos e formatamos o projeto, apresentamos à Administração Municipal, chamamos alguns dos expositores e promovemos o 1º domingo de Baú da Borges.
O Baú da Borges é o resultado do trabalho em equipe. É um projeto idealizado e promovido por pessoas que fazem parte da comunidade patrulhense, sendo que cada um dos envolvidos possui sua atividade profissional independente, compromissos familiares e sociais e que, no entanto, voluntariamente, decidiram doar um pouco de seu tempo, doar um pouco de si em benefício de algo maior e fazer a diferença para nossa cidade.
Durante nossa trajetória contamos sempre com instituições, empresas locais e colaboradores voluntários, bem como com a Administração Municipal, consistindo o apoio e colaboração de todos em elementos essenciais para que o Baú da Borges seja realidade permanente, superando dificuldades e obstáculos que por vezes cruzam o caminho. O projeto tem como missão oportunizar o crescimento, a valorização e a integração de todos os patrulhenses com o patrimônio histórico, por meio de manifestações artísticas, culturais e sociais. Desejamos ainda, cooperar com a promoção do desenvolvimento econômico, valorizando o que é nosso e fomentando o turismo, para o que é indispensável o envolvimento da comunidade.
É importante ressaltar que absolutamente tudo o que tem acontecido na Borges, durante os domingos, é feito pelos patrulhenses e para eles próprios, e enquanto houver pessoas dispostas a encher este Baú ele vai continuar aberto e transbordando do que há de melhor em nossa terra.
Por Melânia Salton Emerim e Jassira Castro

As Amigas da Vila
Silvia, Anelise, Renata, Danúbia, Tatiana, Luanda
Carine, Cristina, Melânia, Cláudia e Jassira


          Hoje, o grupo cresceu, e o Clube da Luluzinha Amigas da Vila já se transformou. Com a participação de novos integrantes, hoje são os chamados "Amigos da Vila" todos que contribuem de forma totalmente voluntária para o sucesso do Baú.