segunda-feira, 24 de outubro de 2011

>> Dança e Novos Talentos no Baú!!!

Neste último domingo, dia 16 de outubro, o Baú da Borges foi, mais uma vez, expressão de cultura para a comunidade patrulhense.
A cada domingo os freqüentadores do Baú podem conviver um pouco mais com os expositores do brique, artistas e artesãos que, ali, podem mostrar gratuitamente seu trabalho profissional e artístico.
Ao mesmo tempo, a Av. Borges de Medeiros, em sua parte fechada para o trânsito de veículos, recebe cada vez mais adeptos das “brincadeiras de lomba”. São crianças e adolescentes com seus skates e suas bicicletas subindo e descendo, interagindo com o público e fazendo valer o generoso espaço livre sempre à disposição.

Junto a tudo isso, para qualificar ainda mais a bela tarde de sol, o Baú contou com a apresentação do Grupo de Dança da Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde do Rio Branco, de Portão I, Santo Antônio da Patrulha. A gurizada deu show no “palco livre” do Baú e mereceu os aplausos do público que assistiu atento as diversas performances apresentadas.






E, para fechar o mês de outubro, já marcado pelo “Outubro Rosa”, na luta contra o câncer de mama, e valorizando também a arte e a energia dos “pequenos” no Mês na Criança, o Baú convida a todos para o próximo domingo, dia 30, quando haverá a apresentação de duas novas bandas com suas cantoras de 12 anos dentro do projeto “Estrela Estrela”.
O Projeto “Estrela Estrela” visa apoiar jovens e novos talentos que surgem todos os dias nas salas de aula da Academia de Música Rima-Aperfeiçoamento, alavancando suas carreiras. A Central Rima de Produções Culturais e Arte-Educação (selo Rimadiscos) está lançando duas novas bandas com suas cantoras de 12 anos: Adrieli Sperandir e Bandacom Ramon Pelissoli (guitarra solo), Eduarda Linhares (guitarra e violão), Fábio Ramos (contrabaixo) e Andrei Sperandir (bateria).

Brenda Netto e Banda – com Patrik Almeida (violão e guitarra), Guilherme Castro (violão e guitarra solo), Cattulo de Campos (contrabaixo) e Lucas Braum (bateria).
Com repertórios variados que vão desde músicas litorâneas, passando pela MPG, MPB e chegando ao rock nacional, as meninas interpretam autores como Marcelo Maresia, Mário Barbará, Vitor Ramil, Humberto Gessinger, Mutantes e Milton Nascimento.
Será uma bela oportunidade para os apreciadores de boa música, boa convivência, boa roda de chimarrão, boa e agradável tarde de domingo. Esperamos todos lá!

Domingo dia 30/10 no Baú da Borges...

Estrela Estrela
Dentro do Projeto Estrela Estrela que visa apoiar jovens e novos talentos que surgem todos os dias nas salas de aula da Academia de Música Rima-Aperfeiçoamento, alavancando suas carreiras, a Central Rima de Produções Culturais e Arte-Educação (selo Rimadiscos) lança duas novas bandas com suas cantoras de 12 anos: Adrieli Sperandir e Banda com Ramon Pelissoli (guitarra solo), Eduarda Linhares (guitarra e violão), Fábio Ramos (contrabaixo) e Andrei Sperandir (bateria); e Brenda Netto e Banda com Patrik Almeida (violão e guitarra), Guilherme Castro (violão e guitarra solo), Cattulo de Campos (contrabaixo) e Lucas Braum (bateria). Com repertórios variados que vão desde músicas litorâneas, passando pela MPG, MPB chegando ao rock nacional, as meninas interpretam autores como Marcelo Maresia, Mário Barbará, Vitor Ramil, Humberto Gessinger, Mutantes e Milton Nascimento. Antes da estréia oficial que acontecerá num espetáculo maior que está em fase de preparação, as duas bandas já têm uma agenda bem movimentada: dia 23/10, na Fazenda Pontal em Maquiné, dia 30/10 às 15h no Baú da Borges em Santo Antonio da Patrulha; em novembro, Baguta Bistrô e Bar do Largo; e em dezembro, show para a Rainha Ginga (Maçambiques) dia 8, e shows temáticos de Natal, além de gravações.
Brenda Netto
Ingressou na Rima dia 09 de julho de 2009 para aulas de violão. -'Afinadíssima', 'incrível', foram os primeiros comentários quando passou a cantar as música que aprendia a tocar.Foi uma descoberta de ouro: Brenda era realmente perfeita para interpretar as músicas que a 'Galera do Rock da Rima' estava começando a aprender. No final daquele ano, passou também a fazer aulas de técnica vocal.
Com uma mudança radical na postura de palco, Brenda virou uma cantora de verdade dia 28 de maio de 2010, quando dividiu o palco e interagiu com ninguém menos do que LOMA, a maior cantora do Rio Grande do Sul. De dezembro de 2009 a maio de 2011, sob a coordenação e produção de Cattulo de Campos, Brenda Netto fez vinte e cinco shows como cantora da Galera da Rima, uma banda de crianças (alunos da Rima) que encantou a todos durante esse período. Isso lhe valeu como uma bela experiência para ingressar definitivamente na carreira artística.
"Muito tudo!"

O surgimento de uma nova banda acontece assim: primeiro, muito estudo; depois muita paixão. Junto, muito talento, muita humildade e muita organização! E, isso não falta para a cantora Adrieli Sperandir, para os guitarristas Ramon Pelissoli e Eduarda Linhares, para o contrabaixista Fábio Ramos e para o baterista Andrei Sperandir. Sob a orientação de Cattulo de Campos e Cristian Sperandir esses jovens já começam com a certeza de que terão muito exito. Enfim, muito tudo! Adrieli e Andrei são filhos do casal Adriana e Adriano Sperandir que junto com seu irmão Cristian Sperandir têm alcançado muito sucesso em todos os festivais brasileiros.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

# Música, dança e muita alegria no Baú da Borges do próximo domingo (23/10)

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde do Rio Branco, localizada em Portão I, Santo Antônio da Patrulha, tem, ao longo dos anos, oferecido aos seus alunos a oportunidade de desenvolver o gosto pela dança através de oficinas e da participação em festivais.

 “Uma grande emoção encenada numa canção. Quando a emoção torna-se tão forte, você ri, chora, canta, ou  ... dança.
A dança apresenta uma forma excelente de expressar a emoção. Poucas palavras para traduzir a construção do espetáculo.
Ele nasceu do encontro de almas que querem expressar emoções. De um lado uma professora apaixonada pelo movimento, e de outro lado alunos encantados e motivados em realizar o Movimento.
Juntando esta paixão com a valorização da vida, nasce “A Explosão de Cores”, para propagar e espalhar  que é muito bom estar vivo e que a vida vale a pena nos seus mais diferentes tons.”                                  
  (Profª Girsela Kauer Sinhorelli)


Pegue seu chimarrão, a cadeira de praia, seu bom humor e venha conferir...

terça-feira, 18 de outubro de 2011

>> Domingo das crianças e do meio ambiente!

O Baú da Borges foi invadido pela criançada neste último domingo, dia 16. Com programação especialmente direcionada a elas, as crianças puderam aproveitar as atividades programadas em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e também a Igreja Batista, que tem sede na própria avenida.

Desde cedo da tarde estavam armadas a cama elástica e a piscina de bolinhas. Em paralelo, monitoras faziam desenhos nas crianças. Elas mesmas escolhiam as ilustrações que gostariam de “tatuar” com pigmentos à base d’água.




A dinâmica da educação ambiental orientava os pequenos a superar obstáculos colocados no chão e a depositar corretamente o lixo – cada tipo na sua latinha correspondente.


No mesmo clima, o automóvel gentilmente cedido pela Prefeitura Municipal arrecadou uma carroceria repleta de “lixo eletrônico” levado pela comunidade. Este tipo de material não encontra destinação correta na coleta comum ou seletiva e momentos como este, além da orientação adequada, recolhe pilhas, baterias e demais itens eletrônicos que, se mal descartados, podem poluir o meio ambiente. 
O tamanho da avenida e a bela tarde de sol possibilitaram a boa convivência entre crianças que brincavam, andavam de skate e bicicleta com os expositores e os demais freqüentadores do Baú que faziam suas rodas de chimarrão.


Os Amigos da Vila agradecem os organizadores deste último Baú, deste uma ponta à outra da Borges de Medeiros. O colorido dos balões e a faceirice das crianças valeram todo o esforço de cada voluntário.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

>> Baú no Outubro Rosa e chamando a criançada!!!

Neste último domingo, o Baú da Borges oportunizou espaço livre para os visitantes aproveitarem a boa música, o brique e os “brinquedos de lomba”. Skate e bicicleta são sempre diversão garantida no Baú. Com calor e tempo bom, todos puderam fazer uma tarde à sua moda, com seu chimarrão e a conversa entre amigos. E, em alusão à campanha de combate ao câncer de mama, o Baú entrou no clima do "Outubro Rosa", abrindo espaço para a divulgação da campanha em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer.



Dando sequência ao Mês da Criança, o próximo domingo, dia 16, promete ser de muita movimentação na Borges de Medeiros, com duas grandes programações voltadas tanto ao público infantil quanto adulto – recreação e meio ambiente.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, estará promovendo o recolhimento de materiais eletrônicos particulares, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha (embalado em garrafas pet). Além disso, a criançada poderá participar de oficinas com jogos e brincadeiras na área ambiental.
Em paralelo, a Igreja Batista em Santo Antônio da Patrulha desenvolverá uma tarde inteiramente voltada às crianças. A programação infantil reúne cama elástica, cama de bolinhas, pintura no rosto, teatro, desenhos e lanche prá galerinha repor as energias!
Tudo de graça! Tudo de bom! Tudo em parceria com a comunidade! Este é o espírito de integração e colaboração voluntária dos que fazem o Baú da Borges!
Aguardamos todos lá neste domingo!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

>> Sol e Pop Rock no Domingo do Baú

Mudou a estação... e nada mudou no Baú! Cada vez mais diversidade cultural, cada vez mais espaço aberto, microfone aberto, arte por todos os lados. Artistas e arteiros, no violão ou no skate, dão o tom e o movimento que animam a avenida a cada tarde de domingo.





E o capítulo deste fim-de-semana foi com o pop rock de muita qualidade do Adriano. Portoalegrense de nascimento, patrulhense por adoção, Adriano interpretou músicas dos mais diversos cenários brasileiros. Do reggae ao tradicionalista, do rock ao barzinho, de tudo passou por ali - com direito a belas pinceladas de Moenda. Ele e seu violão, o banco e a caixa de som. Foi, de fato, uma tarde de muito boa música aos que ali estacionaram com suas cadeiras de praia e seu chimarrão.




O Baú é feito de tudo um pouco. O empenho dos expositores, a vontade dos organizadores e a disponibilidade de artistas voluntários, como o Adriano, neste último domingo, e tantos outros que ali já se apresentaram. Aliado a isto, a parceria com a Prefeitura Municipal também é de fundamental importância. Através do Decreto nº 762, de 28 de setembro, ficou oficialmente determinado o fechamento da avenida nos dias em que o evento ocorre, das 13h às 20h. Mais uma vez, reforçamos que o fechamento do trânsito abre a Borges prá tudo isso de bom que o Baú leva prá avenida. E este é mesmo o espírito: arte, cultura e cidadania.






No próximo domingo, dia 09, o Baú da Borges convida para mais uma tarde de brique, artesanato, artes plásticas, literatura e muito ar livre para as mais diversas manifestações culturais. Inclusive, aos interessados em expor o seu trabalho – e a sua arte – nas bancas ou no palco, deixamos um canal sempre aberto para contatos e agendamentos através do e-mail baudaborges@gmail.com. Participe conosco!